terça-feira, 6 de junho de 2017

"Mas por que você está solteira?"

Dia dos namorados chegando, e as pessoas começam a surtar...

Aproveitei o clima para falar um pouco sobre isso. Não sobre o dia dos namorados mas sobre não ter um, não querer, e achar isso a coisa mais normal do mundo.

Eu sempre me deparo com as mesmas perguntas e afirmações. Na maioria das vezes eu desconverso, porque todas as vezes que tentei explicar, vi um semblante de desespero, dúvida, ou algo tipo uma reação a um contato com um extraterrestre.

"Mas, você é tão bonita e inteligente. Por que está solteira?"
Quando escuto isso, eu juro que fico imaginando o que as pessoas veem de tão ruim em estar sozinha. Será que elas não se suportam e precisam desesperadamente de alguém para passar menos tempo consigo mesmas? Ser bonita e inteligente basta para ter um relacionamento? Se eu fosse feia seria normal então ser solteira? Pessoas inteligentes precisam de alguém para...??? Eu não tenho como responder o motivo de estar solteira, porque eu não preciso de motivos. É uma coisa normal pra mim sabe?

NOTA IMPORTANTE  (caps lock, tô gritando sim! 👌😆)
Antes de qualquer outra coisa, tem gente que pensa que eu sou conservadora. Oi???
Antes de entrarem em pane, já digo que NÃO, eu não sou conservadora e nunca fui. Eu tenho valores que podem parecer conservadores, mas são opiniões, e refletem na forma como EU levo minha vida, e não como alguém deve levar. Na verdade, eu sou individualista demais para me preocupar com o estilo de vida alheio. Já julguei pessoas e situações (não sou perfeita né?) mas eu hoje sinceramente não dou a mínima para a forma que cada um leva a sua vida, acho que cada um tem conceitos e valores diferentes, posso não entender ou até não concordar, mas eu tento compreender. Então desde que não afete de forma negativa a vida de outros ou a minha, "tô nem aí!" :)
Quando falo que "eu acho", "eu penso", significa que é a MINHA opinião. OK? Entenderam? 

Agora voltando...


"Você não tem medo de ficar sozinha?"
Não. Eu adoro ficar sozinha, amo minha própria companhia.
Ah, e dos meus gatos.
Uma coisa engraçada é que quando eu adotei os dois, eu tive uma espécie de surto, quase uma depressão pós-parto (WTF?). No primeiro mês eu me sentia "sufocada", eu olhava pra eles e pensava "O que eu vou fazer agora? Esses bichos dependem de mim, e eles vão ficar aqui...o tempo todo! Eu não sei lidar com isso!!!!"
Mas, com gatos aprendemos muitas coisas, e graças a eles eu consegui até criar plantinhas, pois sei que assim como os gatos não podem ficar sem comida, elas não podem ficar sem água (OOOOOHHHH gênio!!!)

"Mas você não pensa em casar?"
Não. Pode até ser que aconteça, eu não acho impossível. Mas não é um plano de vida. Na verdade, a ideia de conviver com alguém e não ter meus momentos é assustadora, casar seria um desafio muito grande para uma pessoa como eu. Acho bacana a ideia de ter alguém, mas não acho que precise ser um namorado ou marido. Eu não tenho essa idealização romântica de passar o resto da vida ao lado de um marido. Há pessoas que espero ter até o fim da vida, como amigas e parceiras, mas eu não penso em títulos. Aliás, a única pessoa com a qual eu moraria com toda certeza é uma mulher (uma amiga muitooo querida, a única que sabe lidar comigo com maestria e consegue a façanha de me equilibrar).

Tenho a maior sorte do mundo, pois meus pais nunca me pressionaram em relação a isso. Minha mãe nunca disse "filha, tá na hora de pensar em casar né?"
Ela às vezes compra alguma coisa e diz que é pro meu "enxoval". Tá né?! 
Eu sei que muitas pessoas sofrem com pressões familiares, o que deve ser bem chato. Não sei como é, e sou muito grata por isso. Aliás, casamento, filhos, religião, profissão. Meus pais sempre nos deram total liberdade de escolha. Uma das frases que lembro perfeitamente é do meu pai dizendo "Nós mostramos os caminhos, vocês é quem devem escolher". E acho que eles foram perfeitos nesse quesito. 

Eu poderia falar muitas coisas sobre isso, mas agora não. Estou me soltando aos poucos, então não vou prolongar muito. 
Eu penso que pessoas que gostam da própria companhia não tem essa necessidade de ter uma outra pessoa. Estar com alguém é legal, eu acho bacana ter uma companhia e tudo mais, mas não essencial. Eu prefiro estar bem sozinha do tentar preencher um vazio com a presença de uma outra pessoa. Aliás, eu preciso desses momentos de solitude mais do que momentos com pessoas. Lembrando que solitude não é solidão. 

E, meu conceito de um bom relacionamento é talvez um pouco diferente, talvez até utópico. Uma hora eu falo sobre isso.

Por hoje é só. Eu adoraria "ficar pra titia", mas meus irmãos não me dão sobrinhos, até isso tá difícil! 😅😅😅

Beijos da "tia" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário