Desde que saí do meu trabalho, em fevereiro, eu estava bem devagar e parando em relação à musculação e ao pole também.
Bom, digamos a verdade, eu estava devagar há um bom tempo. Eu pegava firme alguns dias, depois começava a matar aula, Mc Donalds, altos rodízios e sushis hot com nutella (SIM, um MONTE de Nutella! Se você não conhece o Takê de São José dos Pinhais, deveria...ou não).
Mas, agora que estou em casa sem fazer muita coisa, tinha que pelo menos tomar vergonha na cara e voltar a treinar decentemente né?
Tentei. Fiquei doente e lá fui eu, 30 dias de molho (com pulmão de asmático não se brinca).
Mas, agora que voltei firme e forte para as aulas de Pole Dance, decidi voltar também a fazer musculação que nem gente grande. Conversei muito com o instrutor da academia, e expliquei para ele minhas necessidades, que eu praticava pole dance, que tinha uma enorme necessidade de fortalecimento da região lombar devido à protusão de disco que tive e às inflamações do nervo ciático.
Obviamente, eu reclamei do primeiro ao último momento do treino. Se eu não estiver reclamando, algo está muito errado! hehehehe
Treinei bem certinho até quinta, mas daí tive a infelicidade de ter uma amigdalite, o corpo não deu conta. (Ok, também fui na sexta...mas delete essa informação). A balança já apontava 2,5 kgs a menos na quinta. Acredito que esteja perdendo um pouco da retenção que estava forte.
Vale lembrar que:
1 - Mudei a minha alimentação também (Falarei sobre isso em seguida)
2 - Adicionei vitaminas e um pré-treino bacanudo
3 - Água e chá
4 - Repouso.
Então tenhamos sempre em mente, a musculação por si só não faz milagres!
Ok, vamos ao que interessa, o MEU ponto de vista sobre a importância do fortalecimento muscular como fator de auxílio na prática de outros esportes.
Quando comecei a praticar Pole Dance, eu demorei demais para conseguir fazer as coisas mais básicas. Sentia muita fraqueza, e era como se realmente meu corpo não estivesse preparado para aquilo. Desde que comecei a musculação e a focar nas musculaturas mais envolvidas no pole, meu avanço foi incrível e muito rápido. Me sentia mais preparada, e mesmo um mau jeito ou outro já não pareciam tão nocivos a ponto de causar uma lesão.
Portanto, se você faz alguma atividade física, analise se não vale a pena investir em uns treinos de musculação também. E se for fazer, converse sobre todos os detalhes com seu instrutor. Explique o que você busca, o que realmente precisa, tudo o que faz, eventuais fragilidades ou lesões (atuais ou anteriores). Muita gente quando vai fazer avaliação esquece de falar praticamente TUDO, daí depois coloca a culpa em todo mundo da academia, mas esquece que deixou de passar informações importantíssimas!
E procure sempre tirar TODAS as suas dúvidas nos exercícios. Antes fazer uma execução perfeita com pouco peso do que sair que nem um louco fazendo qualquer coisa com um super peso, ter uma lesão e ficar 6 meses de molho reclamando da vida.
Mesmo que você já tenha anos de academia. Eu treino há anos, e sempre pergunto, confirmo, tiro dúvidas. Se tá leve, eu já acho que tem algo errado. Se faz "crack", já paro e pergunto "ohhh, tá fazendo barulho estranho, pode isso?"
Eu já tive altas lesões, e não recomendo isso a ninguém. Então cuidem muito disso!!!!
Por que estou falando sobre isso? Pretendo falar um pouco mais sobre o Pole Dance (e outras modalidades esportivas), coisas que eu gostaria de ter sabido antes de ter praticado, coisas que eu aprendi observando, que ninguém me disse. E acho que isso vale para outras inúmeras modalidades de danças ou esportes. O fortalecimento muscular é importantíssimo para prevenir lesões e para dar uma ajudinha a mais no desempenho.
Sempre dou umas pesquisadas, mas nunca encontro coisas muito específicas falando sobre a anatomia dos movimentos, a mecânica e os grupos musculares envolvidos. E eu acho isso importantíssimo para quem realmente pretender fazer uma prática bacana, sem lesões e com um bom desempenho.
Como professor, acredito que às vezes algumas coisas escapam. São tantos alunos, tantos anos de prática, que acaba se esquecendo que cada aluno tem uma forma de assimilar, uma deficiência, um jeito diferente de entender as coisas. Então como ALUNA pretendo passar o meu ponto de vista sobre alguns assuntos. Lembrando que eu não sou uma profissional, apenas uma pessoa muito observadora e que vira a mexe acaba conseguindo fazer uma pessoa entender em segundos o que o professor não consegue explicar em horas, simplesmente porque eu não sou técnica, apenas sou aluna também e tive que achar uma forma de aprender.
Sou bastante visual, e vou fazer alguns vídeos. Por enquanto vou treinando, fazendo vídeos sobre as postagens e aleatórios. Até perder a vergonha (sim, eu disse vergonha).
Agora eu vou fazer alguma gordice, porque hoje é domingo e não tô nem aí. Jaja volto com a minha arte de hoje na cozinha.
Beijoss!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário